This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

27 de março de 2010

O novo-velho código de processo civil.

Todos nós sabemos o quanto a justiça é lenta e a nosso ver muitas vezes ineficaz. Avolumam-se a cada ano milhares de processos de todas as naturezas (civil, penal, tributário...) no judiciário aguardando por julgamento, esperando que se cumpra a chamada razoável duração do processo, princípio processual este que se encontra assegurado formalmente em nossa Carta Magna no art.5, LXXVIII. Este princípio na prática deveria proporcionar ao processo um tempo hábil necessário para que se alcançasse o resultado esperado sendo respeitadas as garantias processuais, tais como: contraditório e motivação das decisões e evitando a ocorrência de perdas e prejuízos de qualquer natureza para as partes.
O processo de forma sintética é o conjunto de atos encadeados que tem como finalidade a composição da lide, ou seja, a pacificação social. Este se estende da ação até a finalização, entretanto na realidade este apresenta um tempo bastante extenso até que se chegue à resolução devido ao número de recursos, a falta de estrutura de pessoal, o número de etapas a serem ultrapassadas (burocracia) e o grande número de processos anteriores que há muito tempo aguardam por julgamento.
Para sanar este entrave deu-se início a discussão acerca da reforma do código de processo civil, já foi criado o anteprojeto da reforma que é presidido pelo ministro Luiz Fux do STJ e composto por inúmeros juristas, tais como o Dr. Humberto Theodoro Jr, eminente processualista brasileiro. O anteprojeto consta de cerca de 80 pontos de alteração, todos esses com o escopo de promover uma maior democratização, celeridade, informatização do sistema processual como um todo, além da implementação de uma linguagem mais simples e concisa.
O atual Código de Processo Civil está em vigor desde 1973 e se mostra ineficaz, moroso e na maioria das vezes inacessível a maioria da população, ensejando assim a criação de um novo que seja condizente com as necessidades sociais atuais. Para que ocorra a adoção de um novo código de processo civil são necessárias 05 etapas, que são: elaboração do anteprojeto (Congresso Nacional), submissão ao Processo Legislativo, aprovação, promulgação e sanção. Entretanto, antes de executar essas etapas os juristas que compõem a comissão necessitam amoldar a reforma, ou melhor, a proposta de reforma ao sistema processual constitucional brasileiro e principalmente analisar as mazelas existentes que devem ser sanadas pelo novo código.
Queremos destacar, a nosso ver, as principais modificações que são os chamados processos “em massa”, onde se escolhe um processo de mesma natureza de milhares existentes, julga-se este processo e estende-se essa decisão a todos os outros processos semelhantes, a diminuição de recursos em primeira e segunda instâncias e a obrigatoriedade de uma audiência de conciliação no início de cada processo.
Portanto, esperamos que a experiência e o bom senso dos juristas envolvidos na elaboração do novo Código de Processo Civil prevaleçam e que a democratização, o acesso à justiça e a celeridade processual se tornem uma realidade e não uma utopia como atualmente se configura em nosso país.
Por Pollyanna Lourenço

O Piauí na Copa...

A TV Cidade Verde agora é verde e amarela. Com um projeto inovador e arriscado a filial do SBT no Piauí será a primeira TV piauiense a fazer a cobertura de uma copa. O anúncio do projeto foi feito no último dia 23 juntamente com a inauguração do estúdio Maria Amélia Tajra, que por sinal passa a ser o maior do Piauí e um dos maiores nordeste. Em relação à cobertura da Copa 2010, a TV Cidade Verde irá mandar para a África do Sul os correspondentes Michele Wadja e Herbert Henrique que ficarão incumbidos de deixar os piauienses informados com as últimas notícias. Porém a copa para eles já começou. Isso porque a correspondente Michele Wadja já esteve no país sede da copa para um primeiro contato. Com o intuito de se familiarizar com a nova cultura e também tentando recrutar alguns brasileiros (de preferência nordestinos) para juntos formarem uma verdadeira legião de torcedores brasileiros na África do Sul. De volta ao Piauí, especialmente para o lançamento do projeto Cidade Verde na copa, ela teve pouco tempo para contar suas experiências. Porque teve logo de produzir o primeiro programa especial da Copa 2010. Que vai ao ar dia 27 deste mês.

Dentre as personalidades ilustres que deram o ar da graça no dia do lançamento do projeto para prestigiá-lo estão o prefeito de Teresina, Sílvio Mendes, do presidente da Fundação de Esportes do Piauí, Vicente Sobrinho, que representou o governador Wellington Dias, e outras autoridades e empresários de destaque do Estado. A próxima viagem dos correspondentes (Michele e Herbert) será nos próximos dias. Juntos eles irão ser o elo entre o Piauí e a África e propiciarão aos piauienses, que não podem ir ao continente africano (que não são poucos), que eles se sintam mais perto do maior espetáculo de futebol do planeta Terra. Independentemente de como for a copa uma coisa é certa: a Cidade Verde está colocando seu nome na história da comunicação do Piauí. Porque foi a primeira emissora a ter o sinal digital no estado e agora se torna a primeira a cobrir uma copa do mundo.

23 de março de 2010

Bye bye Jardel!

Jardel foi um dos grandes artilheiros do futebol nacional, sendo eleito Bola de Ouro na Europa (premiação dada ao maior artilheiro da temporada) quando vestia a camisa do Porto F.C. de Portugal. Essa foi sem dúvida a sua época de glória. De lá pra cá, sua vida se tornou uma queda livre sem fim.Há pouco tempo, admitiu ,em rede nacional,que era usuário de cocaína, o que fez com que sua vida se tornasse um caos chegando inclusive a se afastar dos gramados. Jardel sempre manifestou o interesse de voltar a jogar futebol, e essa chance foi dada pelo Flamengo, mas não o carioca, o Flamengo do Piauí.

Chegou com status de grande estrela, prometendo muitos gols e muitas felicidades para a torcida rubro-negra piauiense. Porém, tudo não passava de ilusão. Jardel chegou fora de forma, com uma lesão no joelho e sem condição nenhuma de disputar sequer 45 minutos de jogo. Veio especialmente pra disputar as duas partidas contra o Palmeiras pela Copa do Brasil e o Campeonato Piauiense, mas nem chegou a tocar na bola, aliás, ele praticamente nem jogou no Campeonato Piauiense.

A diretoria do Flamengo-PI ofereceu uma clinica para que ele tratasse de sua lesão e entrasse em forma o mais rápido possível. Pois, o nosso canastrão tratou de se desentender com o médico que é proprietário da clinica,chamando-o de incompetente. Continuou fazendo promessas de gols para a torcida, mas em campo a história era diferente. O que se via era um jogador gordo e displicente. No carnaval, Jardel disse que iria para Fortaleza - CE, tratar a sua lesão, agora me digam, quem é que trata lesão física em pleno carnaval.

Só se esse tratamento for à base de álcool e tira-gosto.Para encerrar, no começo desse mês,ele afirmou à diretoria que iria retornar ao Ceará para se tratar,e lá mesmo ficou.Isso mesmo,Jardel não é mais jogador do Flamengo-PI, acabando com a fanfarra que tinha sido sua passagem por esse estado.

O Flamengo já se mobilizou, e contratou Nélio, jogador que, particularmente, eu nunca tinha ouvido falar, mas que foi campeão brasileiro de 1992 com o Flamengo carioca.

Então, a única coisa que resta dizer é: Bye Bye Jardel! Já foi tarde.

Um tiro no pé?

Há poucos dias o Governador do Piauí, Wellington Dias, encerrou uma discussão que já durava anos. Ele anunciou que cumpre o seu mandato até o final e,consequentemente,não sairá para se candidatar ao Senado. Alguns indivíduos que se dizem entendedores de política apostavam em sua permanência no cargo, mas a ampla maioria,inclusive este que vos fala, apostava na sua candidatura para Senador. Contrariando os críticos de política, os políticos da base aliada e da oposição, e, acima de tudo, o apelo popular (pois Wellington sempre esteve na frente das pesquisas para Senador) o Governador fica no cargo. Segundo ele, não foi nenhum “sacrifício” tomar essa decisão, mas,venhamos e convenhamos, quer sacrifício maior do que você abandonar uma eleição praticamente “ganha” para ser Senador da República.

Wellington fica no cargo até o final de seu mandato, e tentará eleger o candidato da base aliada (formada principalmente por PT, PSB, PTB e PMDB) que o próprio irá escolher. Essa decisão do governador pode sim ser um “tiro no pé”, pois é possível que mesmo usando de todo o seu prestigio com a população piauiense ele não consiga eleger o candidato da base principalmente se esse candidato for de seu partido o PT, pois Antônio Neto (teoricamente o candidato do PT) não goza de tanto apoio popular quanto o governador. Correndo por fora, e “comendo quieto“ que nem mineirinho, o Prefeito Silvio Mendes lidera as pesquisas para assumir o Governo Estadual, e dependendo da indefinição e de um possível “racha” na base aliada, pode se eleger mais fácil do que imaginamos.

Bom, agora é esperar, e ver o que vai sair de toda essa bagaça que se tornou a sucessão estadual. só espero que a população piauiense saia no lucro e não no prejuízo.

8 de março de 2010

Fazemos nossas as palavras dele!

“O cara faz um esforço desgraçado para ficar rico pra quê?O sujeito quer ficar famoso pra quê?O indivíduo malha, faz exercícios pra quê?A verdade é que é a mulher o objetivo do homem. Tudo o que eu quis dizer é que o homem vive em função de você.Vive e pensa em você o dia inteiro, a vida inteira. Se você, mulher, não existisse, o mundo não teria ido pra frente.Homem algum iria fazer coisa alguma na vida para impressionar a um outro homem, para conquistar um sujeito igual a ele, de bigode e tudo.Um mundo só de homens seria o grande erro da criação. Já dizia a velha frase que "atrás de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher". O dito está envelhecido. Hoje eu diria que "na frente de todo homem bem-sucedido existe uma grande mulher". É você, mulher, quem impulsiona o mundo. É você quem tem o poder, e não o homem. É você quem decide a compra do apartamento, a cor do carro, o filme a ser visto, o local das férias. Bendita a hora em que você saiu da cozinha e, bem-sucedida, ficou na frente de todos os homens.E, se você que está lendo isto aqui for um homem, tente imaginar a sua vida sem nenhuma mulher. Aí na sua casa, onde você trabalha, na rua.Só homens.Já pensou?Um casamento sem noiva? Um mundo sem sogras? Enfim, um mundo sem metas.
ALGUNS MOTIVOS PELOS QUAIS OS HOMENS GOSTAM TANTO DE MULHERES:1- O cheirinho delas é sempre gostoso, mesmo que seja só xampu.2- O jeitinho que elas têm de sempre encontrar o lugarzinho certo em nosso ombro.3- A facilidade com a qual cabem em nossos braços.4- O jeito que têm de nos beijar e, de repente, fazer o mundo ficar perfeito.5-Como são encantadoras quando comem.6-Elas levam horas para se vestir, mas no final vale a pena.7- Porque estão sempre quentinhas, mesmo que esteja fazendo trinta graus abaixo de zero lá fora.8-Como sempre ficam bonitas, mesmo de jeans com camiseta e rabo-de-cavalo.9-Aquele jeitinho sutil de pedir um elogio.10- Como ficam lindas quando discutem.11- O modo que têm de sempre encontrar a nossa mão.12- O brilho nos olhos quando sorriem.13- Ouvir a mensagem delas na secretária eletrônica logo depois de uma briga horrível.14- O jeito que têm de dizer "Não vamos brigar mais, não.."15- A ternura com que nos beijam quando lhes fazemos uma delicadeza.16- O modo de nos beijarem quando dizemos "eu te amo".17- Pensando bem, só o modo de nos beijarem já basta.18- O modo que têm de se atirar em nossos braços quando choram.19- O jeito de pedir desculpas por terem chorado por alguma bobagem.20- O fato de nos darem um tapa achando que vai doer.21- O modo com que pedem perdão quando o tapa dói mesmo (embora jamais admitamos que doeu).22- O jeitinho de dizerem "estou com saudades".23- As saudades que sentimos delas.24- A maneira que suas lágrimas tem de nos fazer querer mudar o mundo para que mais nada lhes cause dor.
Por Arnaldo Jabor
O Acto Semanal parabeniza todas as mulheres pelo seu dia!

Pós – Oscar 2010

Kathryn Bigelow: vencedora do Oscar de melhor direção

O Oscar 2010 foi cheio de surpresas, nada previsível, premiações que ninguém esperava e mulheres com vestidos horríveis no tapete vermelho. HeHeHeHe, brincadeirinha. O Oscar deste ano foi tão previsível quanto outras edições. Os atores favoritos (Christoph Waltz, Melhor Ator Coadjuvante/Mo'nique Melhor Atriz Coadjuvante./ Jeff Bridges Melhor Ator/ Sandra Bullock Melhor Atriz.) levaram suas estatuetas, as beldades passaram pelo “red carpet” com seus vestidos luxuosos, Meryl Streep mais uma vez indicada e o José Wilker continuou falando besteira e se achando um grande critico de cinema. Obviedades à parte vamos aos destaques. Guerra ao Terror (como já previsto anteriormente por este blog) foi o grande vencedor da noite faturando seis estatuetas e deixando os admiradores de Avatar de queixo caído. Kathryn Bigelow (diretora de Guerra ao Terror) entrou para a história como sendo a primeira mulher a vencer um Oscar de Melhor Direção em todas as edições do Oscar. Além disso, seu filme ganhou o Oscar de Melhor Filme e de quebra derrotou seu “ex”, James Cameron (diretor de Avatar). Fora isso, para mim, as grandes surpresas foram, Guerra ao Terror ter ganhado o Oscar de Melhor Roteiro Original, quando o roteiro de Bastardos Inglórios era infinitamente superior; O filme argentino O Segredo dos seus Olhos ter derrotado o favoritíssimo A Fita Branca na categoria Melhor Filme Estrangeiro; e Avatar ter perdido prêmios técnicos para Guerra ao terror.

Em suma, a festa correu como o planejado.


Nós, do Acto Semanal, fizemos uma premiação paralela baseada na festa do Oscar deste ano. Aí vão os nossos premiados:

Na categoria BABAÇÃO DE OVO a vencedora é Sandra Bullock, que passou todo o seu discurso babando o ovo da Meryl Streep por que quando esta foi cumprimentá-la, Sandra deixou-a no vácuo.

Na categoria APERRIADO PARA IR AO BANHEIRO o vencedor é Tom Hanks, que anunciou o Oscar de Melhor Filme tão rápido que parecia que tava doido pra se livrar logo pra ir ao banheiro.

Na categoria AFOGANDO AS MÁGOAS o vencedor é George Clooney, que, aparentemente, tinha uma garrafinha de uísque no bolso e estava desde o início afogando por antecipação as mágoas de perder para Jeff Bridges. Isso explica as caras e bocas que ele fazia desde o começo.

Na categoria VESTIDO VULGAR a vencedora é Mariah Carey. Eu não sou o mais indicado pra falar sobre moda, mas o vestido dela parecia até que foi encomendado na DASPU.

Na categoria BEBUM DO ANO o vencedor é Jeff Bridges. Ninguém me tira da cabeça que ele estava altamente alcoolizado. Quem assistiu a premiação e viu o seu discurso sabe do que eu estou falando.

Bom, por enquanto é só pessoal, até o próximo Oscar e suas gafes nada convencionais.


7 de março de 2010

Acto Semanal: simplesmente indispensável











4 de março de 2010

Pré – Oscar 2010


A 82ª Edição do Oscar, mais uma vez, será protagonista de uma grande batalha cinematográfica: GUERRA AO TERROR x AVATAR. Porém, esta disputa está longe de ser um simples enfrentamento entre dois filmes. Guerra ao Terror representa uma nova onda de filmes independentes e de baixo orçamento que primam pela qualidade do roteiro e pela técnica bem apurada. Já Avatar, também representa uma nova onda de filmes, só que de orçamento gigantesco e financiados por grandes produtoras. Esses filmes utilizam-se de novas tecnologias e fazem uso de um instrumento em alta nas atuais grandes produções hollywoodianas: o 3D. AvatarGuerra ao Terror faz uso de um roteiro impactante para prender o espectador. Vai ser uma batalha e tanto, amigos!
Avatar deve levar todos os prêmios técnicos a que concorre, e, diga-se de passagem, com toda justiça. A grande dúvida deste ano é quem vai levar os principais prêmios da noite. Nessa maravilhosa corrida, Avatar saiu na frente, pois logo no começo do ano faturou os principais prêmios do Globo de Ouro (Melhor Diretor para James Cameron e Melhor Filme). Porém, Guerra ao Terror e sua talentosa diretora Kathryn Bigelow vêm ganhando todos os prêmios a que disputou desde o Globo de Ouro, além de estar sendo constantemente elogiado pela crítica. Isso pode ser um indicio de uma possível vitória no Oscar ou uma espécie de prêmio de consolação. Eu prefiro ficar com a primeira opção, e aposto na vitória de Guerra ao Terror. É bom que se diga que essa grande disputa, acabou deixando de lado o melhor filme dentre os 10 indicados: Bastardos Inglórios. Infelizmente, os “velhinhos” da Academia não curtem muito os trabalhos geniais de Quentin Tarantino, e esse belo filme deve levar apenas o Oscar de Roteiro Original e de ator coadjuvante para Christoph Waltz (em atuação soberba). Aliás, as atuações são outra barbada. Mo'nique deve ganhar melhor atriz coadjuvante por Preciosa. Jeff Bridges ganhará melhor ator por Coração Louco e Sandra Bullock é favoritíssima a ganhar o Oscar de melhor atriz.
Bom, agora é só esperar a folia do OSCAR 2010.
utiliza-se bastante dessas novas tecnologias para fazer o espectador se encantar com a história, e principalmente com o show visual que o 3D proporciona.

1 de março de 2010

Sobre o que falamos...

Aqui estão alguns dos principais temas abordados pelo blog. Os quais de uma maneira peculiar de informar e entreter propiciam uma interação entre nós e as pessoas que o acessam. Por isso além de direta e simples, a linguagem aqui apresentada lançará mão dos mais distintos assuntos dentre eles:
Música: Comentário sobre bandas consagradas no cenário nacional e internacional e também bandas emergentes no cenário nacional e local. Trazendo lançamento de álbuns, clipes e shows.
Literatura: Análise de livros e autores. Assim como eventos que tratam do tema, como por exemplo, a Flip e o Salipi.
Cinema: Crítica de filmes, analisando os aspectos técnicos e dramáticos bem como atuações e modelos de direção. Cobertura dos principais festivais de cinema mundial e nacional.
Política: Enfoque do termo em suas várias acepções. E principalmente a cobertura das eleições 2010 analisando as sucessões para o executivo e legislativo no cenário nacional e estadual.
Esporte: Comentário geral sobre as principais modalidades praticadas no Brasil e principalmente sobre o futebol, brasileiro e piauiense.
Televisão: Análise e crítica da programação da TV aberta brasileira.
Assuntos jurídicos: Abordagem de temas cotidianos com fundamentação legal, doutrinária e jurisprudencial de uma forma sucinta e esclarecedora. Além de promoção e cobertura de eventos jurídicos.

Desde já agradecemos pela visita e esperamos que os temas aqui comentados sejam do seu agrado para que volte mais vezes e nos prestigie com seu acesso.

Bem vindos e sintam-se em casa. ;D