This is default featured slide 1 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 2 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 3 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 4 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

This is default featured slide 5 title

Go to Blogger edit html and find these sentences.Now replace these sentences with your own descriptions.

24 de maio de 2010

PÓS - CANNES

http://graphics8.nytimes.com/images/2010/05/24/movies/24cannes-span/24cannes-span-articleLarge.jpg

(Os Vencedores da Noite: Juliete Binoche,Apichatpong Weerasethakul, e Javier Bardem ao lado do presidente do juri,o diretor Tim Burton)

È queridos amigos,chegamos ao fim de um dos maiores eventos do cinema mundial. O Festival de Cannes deste ano foi tão charmoso quanto em outras edições.No “Red Carpet” de Cannes,passaram as atrizes mais belas com seus vestidos suntuosos e brilhantes.Mas ,quem brilhou ,ou melhor.quem brilharam foram as stripeers que atuam do filme francês “Tournée”.Essas mulheres deram um show à parte e jogaram no lixo qualquer tipo de formalidade fazendo o maior “fuzuê” com todos que passavam no tapete vermelho. Bom ,brincadeiras à parte ,vamos as ponderações cinematográficas.O genial diretor Woody Allen,dessa vez, não foi tão genial assim.Seu novo filme não encantou nem desencantou,acabou caindo no erro infantil da previsibilidade.Ainda bem que não estava competindo. Mike Leigh e seu filme “Another Year”,o favorito para nós do ActoSemanal, acabou sendo ignorado,e talvez injustiçado, e saíram zerados do Festival de Cannes.Aliás,os favoritos foram derrotados por uma zebra vinda da Ásia,mais precisamente da Tailândia.O filme tailandês “ Lung Boonmee raluek chaat ”, do diretor Apichatpong Weerasethakul(ô nomezinho dificil.viu) levou a Palma de Ouro deste ano. Além disso,é bom que se enfatize que esta edição do Festival de Cannes veio a confirmar a grande onda de excelentes filmes asiáticos.Além da Palma de Ouro de melhor filme ter ido para a Tailândia,o cinema sul-coreano levou o prêmio de melhor roteiro,com o filme “Poetry” de Lee Chang-dong,e de melhor filme da mostra Un Certain Regard(Um Certo Olhar),com o filme “Hahaha” de Hong Sangsoo.É o pessoal de olhinhos puxados estão com tudo.Os prêmios de interpretação foram para atriz Juliete Binoche(que passou todo o evento fazendo protesto contra a prisão do diretor iraniano Jafar Panahir) e divido entre o italiano Elio Germano e o gigante ator Javier Bardem em mais uma atuação sublime.A premiação mais contestada foi a de direção que foi dada ao,também ator francês,Mathieu Amalric pelo filme Tournée(o filme das stripeers,lembra).Fora isso, o Festival de Cannes de 2010 foi mais uma vez cristalino e justo,premiando aqueles que se esforçam para manter a alma de um cinema que hoje em dia abusa da tecnologia e esquece que antes de tudo tem uma história para ser contada. Parabéns aos premiados,e principalmente,aos asiáticos que estão ressuscitando o que há de mais belo no cinema.Agora,é só esperar a próxima edição de Cannes,para podermos nos deleitar com mais filmes magníficos que só este Festival pode proporcionar.

O diretor Mathieu Almaric recebem o prêmio de melhor direção  em Canne acompanhado do elenco de strippers do filme 'Tournée' ( O diretor Mathieu Almaric recebe o prêmio demelhor direção em Cannes acompanhado do elenco
de strippers do filme 'Tournée')

Confira abaixo a lista completa dos vencedores do 63o Festival de Cannes:

Curta-metragem - Palma de Ouro
"Chienne d'histoire", de Serge Avedikian

Curta-metragem - Prêmio do Júri
"Micky Badder", Frida Kempff

Camera D'Or
"Año Bisiesto", Michael Rowe

Prêmio do Júri
"Un homme qui crie", de Mahamat-Saleh Haroun

Direção
Mathieu Amalric, por "Tournée"

Roteiro
"Poetry", de Chang-dong Lee

Interpretação feminina
Juliette Binoche, por "Copie conforme"

Interpretação masculina
Javier Bardem, por "Biutiful"
Elio Germano, por "La nostra vita"

Grande Prêmio
"Des hommes et des dieux", Xavier Beauvois

Palma de Ouro
"Lung boonmee raluek chaat", Apichatpong Weerasethakul

12 de maio de 2010

PRÉ-CANNES

http://www.coadjuvante.com/wp-content/uploads/2010/03/cartaz-do-festival-de-cannes-2010.jpg

( A atriz Juliette Binoche no cartaz do 63º Festival de Cannes)

Lá vamos nós para mais uma grande festa do cinema mundial. Dessa vez o prêmio almejado por todos é a Palma de Ouro, prêmio máximo do Festival de Cannes. Na sua 63ª edição, o Festival continua com todo o glamour que faz dessa premiação uma das mais desejadas pelos profissionais do mundo cinematográfico. Cannes costuma premiar filmes mais “cults” e independentes, diferentemente do Oscar que adora premiar aqueles filmes do tipo “pipocão”. Esse ano, o Festival tem uma mistura de novatos e veteranos entre aqueles que disputarão a Palma de Ouro. Nomes do quilate do cineasta francês Jean Luc-Godard competem com nomes nem tão conhecidos, mas não menos talentosos, como o do russo Nikita Mikhalkov. Fora de competição, vão ser exibidos, em Cannes, os filmes Robin Hood (de Ridley Scott); Wall Street “Money Never Sleeps”(de Oliver Stone); e You will meet a tall dark stranger(de Woody Allen). Para nós do Acto Semanal, é meio complicado de fazermos suposições sobre quem vai levar o prêmio máximo, pois, além de Cannes ser um pouco imprevisível, não tivemos acesso a todos os filmes que disputam a premiação. Mas, mesmo assim não deixaremos de dar nossos pitacos. Talvez a surpresa venha da Ásia, mais precisamente com o filme chinês “Chongqing Blues”, do brilhante diretor Wang Xiaoshuai, que já foi indicado outras duas vezes ao prêmio. Mas, a Palma de Ouro deve ficar esse ano com o veterano cineasta britânico Mike Leigh e seu drama familiar “Another Year”, gênero no qual este genial diretor domina com excelência. Mike Leigh já ganhou o prênio em 1996 com o drama “Segredos e Mentiras”. Mas, não se enganem, é apenas um pitaco. Até o dia 23 de maio (quando serão anunciados os vencedores) tudo pode acontecer. Além do mais, o presidente do júri desse ano é o cineasta “gótico” Tim Burton, mas um motivo pra não se apontar um favorito desde já. Esperamos, então, que Cannes mantenha a sua fama de premiar filmes com conteúdo e que possa fazer o espectador chorar, sorrir, pular, gritar, mas antes de tudo sair satisfeito da sala de cinema. Agora é só esperar os vencedores e aquela velha frase: E a Palma de Ouro vai para...

10 de maio de 2010

Pac 2, a missão!

Estamos em ano eleitoral,em vias de escolher o novo presidente da república,deputados federais,estaduais e senadores e “coincidentemente”, o nosso atual presidente da República lança ás vésperas da campanha eleitoral o PAC 2. No que se refere a corrida presidencial temos atualmente um quadro de incerteza porque de acordo com recentes pesquisas a candidata do PT tem a preferência dos votos na região Nordeste,enquanto que o candidato do PSDB,José Serra lidera nas regiões Sul e Sudeste,já as demais encontram-se indefinidas.
O PAC,programa de aceleração do crescimento, é uma miscelânia de programas e projetos a serem implementados com o escopo de melhorar as condições de vida da população brasileira, o PAC 1 foi lançado a três anos,teve um investimento de R$638 bilhões e na realidade se reduz em um conjunto de obras inacabadas(40% do total),lembrando que os fundos para a sua implementação advêm da União,dos Estados,municípios e empresas públicas e privadas.
O PAC 2 apresenta-se como um projeto duplamente audacioso porque em seu bojo traz um investimento de mais de 1 trilhão de reais e a responsabilidade de “eleger” Dilma,por isso a nosso ver ele nada mais é que um engodo eleitoreiro ou nas palavras do jornal Correio Brasiliense de 30 de março de 2010:”PAC:Programa de aceleração da candidata de Lula”.
Só nos resta afinal, aguardarmos as cenas dos próximos capítulos...que esperamos ser emocionantes!
Por Pollyanna Lourenço

Lançamento do 8º salão do livro do Piauí.


O lançamento da 8ª edição do Salipi foi realizado na noite do dia-feira 15 de maio no Palácio da Música, com a presença de autoridades como o governador do estado Wilson Martins e o prefeito da capital Elmano Férrer, além de parceiros do Salão desde o início e convidados da literária. Este ano o evento tem como tema Quem lê vai além do infinito.

O evento será realizado entre os dias 31 de maio a 6 de junho no Complexo Cultural da Praça Pedro II que corresponde a Central de Artesanato, Praça Pedro II, Teatro 4 de Setembro e Clube dos Diários. Inclusive foi aprovado pela população por ser amplo, central e um local tradicional da cultura piauiense. Nos anos anteriores o evento era realizado do Centro de Convenções de Teresina. Esse ano, de acordo com a organização, o Complexo Cultural deve receber mais de 180 mil visitantes este ano.

Esta também é a 13ª edição do Seminário Língua Viva, que acontece concomitantemente com o Salão. O homenageado deste ano é o escritor picoense Fontes Ibiapina. Além disso, serão lembrados os centenários de nascimento de Rachel de Queiroz e de morte de Joaquim Nabuco. O Salipi engloba venda de livros, palestras, exibições, exposições e apresentações artísticas. Tendo como público estudantes de escolas públicas, particulares, estudantes acadêmicos, professores e o público em geral.

Segundo um dos organizadores do Salipi este ano o Salão vai contar com algumas presenças já confirmadas de escritores reconhecidos nacionalmente como Afonso Romão de Sant'Anna, a escritora e jornalista Marina Colasanti, o filósofo, letrista e poeta Antônio Cícero, a escritora cubana Laidi Fernandez e, provavelmente, o escritor angolano Ondjaki, que ainda não confirmou. Além destes, parceiros do Salão como o escritor José de Nicola e o maranhense Salgado Maranhão, também confirmaram.

Como o evento não poderia ficar sem seu cunho cômico, para não dizer trágico, está sendo acertada a vinda do músico e escritor Toni Beloto, do Titãs, e a atriz e escritora Maitê Proença. Embora isso o evento tem tudo, mais uma vez, para ser muito bom (na medida do possível e até muitas vezes do impossível tratando-se de Piauí). Mesmo sendo anualmente e com duração de uma semana o Salipi é intenso graças a seus organizadores e ao público que comparece. E é disso que precisamos. Pessoas engajadas – cada uma em sua área – buscando fazer o melhor que podem pra melhorar nossa educação, cultura etc. Nós do Acto Semanal estaremos prestigiando o evento e mostrando o que aconteceu de bom por lá.

2 de maio de 2010

A ilha de Scorcese.


Venho a vocês para falar de um dos filmes mais aguardados do ano: A ilha do Medo, do brilhante Martin Scorcese. Em mais uma parceria com Leonardo DiCaprio. Muitos críticos temiam que, por ter finalmente ganho o Oscar, Scorcese pudesse se acomodar e fazer filmes do tipo “pipocão”. Mas, este magnífico diretor fez um dos filmes mais ousados dos últimos tempos. Um filme que mexe com o psicológico dos personagens e dos espectadores. Scorcese, como sempre, abusou dos detalhes e conseguiu dar certos graus de perfeição ao filme. Tudo isso combinado com brilhantes atuações, desde o protagonista até o mais coadjuvante. A história do filme se passa em 1954: dois delegados federais (DiCaprio e Mark Ruffalo, ambos bem) enfrentam tempestade para chegar até uma prisão que fica isolada numa ilha e que funciona também como sanatório para doentes mentais. Eles vêm atrás de um fugitivo que teria escapado do lugar, uma mulher que poderia ter se refugiado nos recifes (nadar seria impossível e há apenas uma condução por dia para o lugar). Logicamente, os doutores são europeus e sinistros, feitos pelos ilustres Max Von Sydow e Bem Kingsley, que, aliás, fez jus ao Oscar que ganhou. É bom que se dê ênfase às pequenas participações de Michelle Williams e Jack Earle Haley (este último estava fantástico). Porém,nem tudo é perfeito neste filme. Antes que se chegue à metade do filme você já tem uma idéia de como irá acabar. O roteiro torna-se previsível, e nem todas as tentativas de DiCaprio e do próprio Scorcese de surpreender o espectador fazem com que isso mude. Isto pode acabar irritando algumas pessoas que, de certa forma, podem sentir-se enganadas pelos trailers. Ainda assim, o desenvolvimento do filme é brilhante. Scorcese acaba fazendo uma ode ao cinema, colocando no filme referências rápidas a Hitchcock (o gênio do suspense) e a si próprio. Despretensioso, ele demonstrou sua paixão pelo cinema ousando bastante e mesmo assim não deixou de ser comercial. Enfim, A Ilha do Medo é um noir que não abre espaço para meio termo, ou você vai amá-lo, ou você vai odiá-lo.Vale a pena conferir e assistir esta verdadeira aula de cinema. Para fazer o download do filme em RMVB clique aqui.