10 de maio de 2010

Lançamento do 8º salão do livro do Piauí.


O lançamento da 8ª edição do Salipi foi realizado na noite do dia-feira 15 de maio no Palácio da Música, com a presença de autoridades como o governador do estado Wilson Martins e o prefeito da capital Elmano Férrer, além de parceiros do Salão desde o início e convidados da literária. Este ano o evento tem como tema Quem lê vai além do infinito.

O evento será realizado entre os dias 31 de maio a 6 de junho no Complexo Cultural da Praça Pedro II que corresponde a Central de Artesanato, Praça Pedro II, Teatro 4 de Setembro e Clube dos Diários. Inclusive foi aprovado pela população por ser amplo, central e um local tradicional da cultura piauiense. Nos anos anteriores o evento era realizado do Centro de Convenções de Teresina. Esse ano, de acordo com a organização, o Complexo Cultural deve receber mais de 180 mil visitantes este ano.

Esta também é a 13ª edição do Seminário Língua Viva, que acontece concomitantemente com o Salão. O homenageado deste ano é o escritor picoense Fontes Ibiapina. Além disso, serão lembrados os centenários de nascimento de Rachel de Queiroz e de morte de Joaquim Nabuco. O Salipi engloba venda de livros, palestras, exibições, exposições e apresentações artísticas. Tendo como público estudantes de escolas públicas, particulares, estudantes acadêmicos, professores e o público em geral.

Segundo um dos organizadores do Salipi este ano o Salão vai contar com algumas presenças já confirmadas de escritores reconhecidos nacionalmente como Afonso Romão de Sant'Anna, a escritora e jornalista Marina Colasanti, o filósofo, letrista e poeta Antônio Cícero, a escritora cubana Laidi Fernandez e, provavelmente, o escritor angolano Ondjaki, que ainda não confirmou. Além destes, parceiros do Salão como o escritor José de Nicola e o maranhense Salgado Maranhão, também confirmaram.

Como o evento não poderia ficar sem seu cunho cômico, para não dizer trágico, está sendo acertada a vinda do músico e escritor Toni Beloto, do Titãs, e a atriz e escritora Maitê Proença. Embora isso o evento tem tudo, mais uma vez, para ser muito bom (na medida do possível e até muitas vezes do impossível tratando-se de Piauí). Mesmo sendo anualmente e com duração de uma semana o Salipi é intenso graças a seus organizadores e ao público que comparece. E é disso que precisamos. Pessoas engajadas – cada uma em sua área – buscando fazer o melhor que podem pra melhorar nossa educação, cultura etc. Nós do Acto Semanal estaremos prestigiando o evento e mostrando o que aconteceu de bom por lá.

0 Comentários:

Postar um comentário